terça-feira, 23 de setembro de 2008

O buraco é do Moreira ou o buraco é do Marcelo?

Em tempos de eleição, estamos todos em pavorosa e apavorados com a sede de vencer dos políticos que mais uma vez começam seus discursos com "Eu prometo...". Prometem governos fantasiosos, diga-se de passagem, clichês em essência, afinal todos querem saúde, educação, segurança e transporte não é mesmo? A diferença está no que se fala, nas expressões, ou melhor, no "falar bonito".
Não só ser um aspirante a sofista, mas também tem que ter(habilidade) uma boa aparência (aliás vocês repararam que a Jandira Feghali tirou sua franja transgressora?) e para isso temos todo um aparelho tecnológico (photoshop, prazer). O partido é o que menos importa, as coligações estão um samba do crioulo doido. Pra quem viu o Partido Comunista ser abafado na Segunda Guerra Mundial, estou chocado com o "entreguismo" do pessoal da esquerda e como o presente tá chato, vamos fugir (proutro lugar baby) para outros tempos...

Começaria com Paulo de Frontin com quem sentei longas tardes na varanda de sua casa em Serra da Raiz de Petrópolis. Engenheiro, foi ele quem junto com o Pereira Passos(O Cesar Maia da Bélle Époque) mudou a encanação e deixou tudo com a garantia dos canos Tigre. Minha patroa se deixou banhar até os dedos das mãos ficarem enrugados, ô água boa! Criou também a Avenida Niemeyer, a Delfim Moreira e alargou a Av. Atlântica. Ele está pra Niemeyer, assim como Pereira Passos está pra Cesar Maia: foram grandes construtores. Éramos bastante amigos, eu e o Frontin. Quando precisei levantar meu puxadinho pra eu passar as noites em claro escrevendo sem minha patroa reclamar, foi a Frontin que recorri e nada me cobrou. Apenas o seu voto nas eleições de 1919.

Outro prefeito que marcou a história da cidade maravilhosa foi Carlos Sampaio. Ô bicho teimoso esse cabra! Foi com ele que me pegaram em 1922 com a mão na butija, quer dizer, com o corpo todo: Tava enroscado com o comunismo até nas ventas. Mas reconheço que foi um bom político e uma de suas grandes façanhas foi acabar com o Morro do Castelo, o "pai" do Rio de Janeiro. Magnífico, bravo, só Édipo faz melhor!

Pra finalizar outro prefeito que marcou meus tempos de cabelo grisalho, foi Pereira Passos. Esse nem preciso falar muito, os livros já falam demais! Por conta do "sanitarismo" dele, levei porrada de um soldado de três metros de altura e ainda levei uma agulhada na bunda à força! Revolta da Vacina? Eu estava lá e não havia nenhum Zé Gotinha pra me salvar!


Não obstante, o Rio precisa mudar e só com a revolução nas ruas literalmente, o purgatório da beleza e do caos ficará mais mais ajambrado: http://br.youtube.com/watch?v=3FtupQxxhiY&NR=1